Testemunhar em tribunal como testemunha especializada

O perito judicial terá, em algum momento, que testemunhar. Testemunho é a declaração verbal de uma testemunha, sob juramento, ao juiz ou júri. Os peritos judiciais são testemunhas “especializadas” em oposição às testemunhas comuns ou “fatais”. Peritos podem testemunhar não apenas sobre quais foram os resultados dos testes ou análises (“fatos”), mas também dar uma opinião sobre o que esses resultados significam. Por exemplo, um perito judicial pode testemunhar sobre os resultados factuais observados de uma análise química de drogas e que, na sua opinião especializada, os resultados mostram que a substância testada é uma droga específica, como cocaína ou heroína.

definição de pericia

Para se qualificar como perito, o perito judicial deve ter uma formação sólida e documentada de educação, treinamento e experiência na disciplina científica usada para conduzir os exames, testes ou análises sobre os quais o perito judicial deseja testemunhar.

Uma parte num processo judicial pode contestar se o perito executou os testes corretamente; se o perito interpretou os resultados com precisão; ou se a perícia subjacente é válida e confiável. Uma parte num processo judicial pode ainda questionar se o perito está devidamente qualificado para emitir uma opinião especializada ou questionar a imparcialidade do perito.